Quem é viciada em Romances de Época e não resiste a uma linda história de amor, não pode perder mais nem um minuto na vida. Pare tudo agora e vá para o Netflix assistir a primeira temporada de Outlander. Mas saiba que não é uma série apenas romântica. Ela é cheia de história, guerra, violência e sexo.
Eu poderia fazer uma resenha do livro e dizer que Meu Deus, que história linda, mas… não vou me ater às 742 páginas do primeiro livro Outlander agora não… vou apenas falar da série, dos personagens e torcer para você ler esse post e sair correndo para grudar na tela da TV.
Depois, quem sabe, ler o livro com muita calma… é o que fiz. Assisti primeiro e estou lendo agora, já com cada personagem montado em minha mente e com as cenas bem definidas em minha imaginação. Ah, como amo juntar a arte da escrita com a arte das telas de cinema.
Sinopse da história: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece – de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?
A série possui, até o momento, 5 temporadas. Para efeito de comparação, são 8 livros. Estou torcendo para as temporadas serem renovadas e termos mais 3 pela frente.
No Netflix (tem gente que fala na “na Netflix”…) você poderá assistir apenas às três primeiras, e dia 11 de maio chegará a 4ª Temporada de Outlander. Eba!
Para conferir as fotos e saber tudo em primeira mão, não deixe de seguir os perfis de Outlander no instagram: https://www.instagram.com/outlander_starz/ e https://www.instagram.com/outlanderofficial/ e https://www.instagram.com/outlanderbrasil/
Primeira Temporada de Outlander
A história é muito marcada por violência e guerra. Os costumes da época, o frio intenso que os faziam mais sofridos e mais expostos ao perigo… tudo se junta para fazer com que seja uma série com cenas fortes e alguns momentos tensos.
O que mais me encanta, sem dúvida, são as paisagens das Terras Altas da Escócia e o sotaque delicioso dos escoceses. Eu sou apaixonada pelo idioma inglês e suas variáveis regionais.
A relação de Claire com seu novo marido, a forma como eles se conhecem, tornam-se amigos, parceiros, companheiros, confidentes. É uma relação muito forte que começa sobre uma frágil existência, cheia de mistério e coisas não explicadas.
Adoro o fato da Claire ter vindo do futuro e ela saber coisas que ninguém sabe ainda. Ela já ter voado de avião enquanto o pessoal mal tinha carroças para andar. Ela lida com doenças que já tem cura e naquele momento, no passado, as pessoas ainda morriam aos montes. Ela fala palavrões que as pessoas nem sabem o que significam. Tudo é muito envolvente.
Ela ter sido enfermeira da Segunda Guerra mundial a fez uma pessoa dura na queda. Claire lida bem com as pressões e violências que eram comuns nos anos de 1740.
Mas ela vai ter que lidar com o sofrimento de perder a vida que tinha, de perder a liberdade que teve. Ela se vê em um outro relacionamento, vive uma nova vida e se apaixona completamente por ela.
Os personagens principais de Outlander
Claire Randall
Claire é uma enfermeira que atuou no Segunda Guerra Mundial, cuidando das tropas inglesas. Ela é casada com Frank Randall e assim que a Guerra acaba, eles saem de viagem para Escócia. Eles queriam um novo tempo juntos, além de conhecer mais sobre o passado do marido, que tem origens escocesas.
Claire se vê em meio a rituais que não compreende e inexplicavelmente é transportada ao passado, 200 antes de tudo que era seu presente. Ela é uma viajante do tempo, que narra toda a história. Uma mulher forte, que tem passado e futuro de superações mas que se vê em problemas constantemente.
O Instagram dela é muito amor, ela é linda demais! https://www.instagram.com/caitrionabalfe/
Frank Randall
Frank é um acadêmico e historiador curioso que atuou na Inteligência Secreta Britânica da Segunda Guerra Mundial. Ele é o marido da Claire e juntos saem de viagem de Lua de Mel, para as Terras Altas da Escócia, no pós guerra.
Quando misteriosamente sua esposa desaparece, Frank fica desolado e perdido sem saber como recomeçar sua vida sem seu grande amor.
James Fraser
Jamie é um jovem guerreiro, descendente de uma nobre família escocesa. Ele se tornou órfão muito cedo e foi criado pelo seu tio Dougal Mackenzie.
Ele tem um espírito livre, um pensamento a frente de seu tempo e por isso foi acusado de desacato às autoridades britânicas.
Jamie é apaixonado e fiel a sua linda esposa Claire. A protege dos exércitos perseguidores e a torna um membro de um grande clã escocês.
Morra de amores por ele no insta mais lindo dessa vida: https://www.instagram.com/samheughan/
Jonathan Randall
Black Jack como é conhecido, é um capitão do exército britânico que carrega ódio e perversão no coração.
Em 1743 suas tropas lutam incessantemente contra os diversos clãs escoceses e ele jura vingança eterna contra James Fraser.
Dougal Mackenzie
Dougal é o tio que criou Jamie em boa parte de sua vida. Era irmão da mãe de Jamie e é um grande guerreiro do Clã Mackenzie.
Dougal, junto ao seu irmão mais velho, Colum, lidera tropas e é um grande incentivador da Guerra Escocesa pela independência contra os britânicos.
Colum Mackenzie
Colum é o líder do Clã Mackenzie e sofre de uma doença degenerativa que o torna cansado e sempre com dor. Ele se apoia no irmão mais novo para liderar o clã e manter a ordem.
Colum é astuto, inteligente e defende sua família de todos os perigos, assegurando o futuro dos Mackenzies mesmo em tempos de guerra contra a coroa britânica.
Murtagh Fitzgibbons Fraser
Murtagh é um homem forte, sisudo e incansavelmente fiel a Jamie. Ele é seu padrinho e protetor. Murtagh Luta lado a lado com Jamie para proteger a ele a sua família.
Geillis Duncan
Uma forte mulher que se torna amiga de Claire. Juntas elas têm afinidade pelas artes da cura, herbologia e medicina.
Geillis é sensual, destemida, avançada para seu tempo e pode ser confundida com praticante de arte das trevas. A paixão por um membro do Clã dos Mackenzies pode levá-la a destruição.
Episódios da 1ª temporada de Outlander
São 16 capítulos com mais ou menos 55 minutos cada um. Em geral acontece alguma coisa interessante em cada um deles, às vezes meio lento, sinto que poderia dar uma acelerada.
1º episódio: conta a história do pós-guerra. Quando Claire e seu marido Frank, ambos ingleses, viajam para uma segunda Lua de Mel na Escócia, para matarem a saudade um do outro (após 4 anos distantes pela Guerra) e recomeçarem uma nova vida. Claire tem contato com rituais misteriosos e sem querer é transportada para 200 anos atrás.
2º episódio: Claire luta para sobreviver em meio a tanta “novidade”. Ela precisa provar que não é uma espiã e ao mesmo tempo não pode revelar que veio do futuro. Era seria queimada viva na mesma hora.
3º episódio: Claire, por ter vindo do futuro, sabe muito sobre a cura de doenças e sobre a medicina já muito mais avançada. Ela exerce suas habilidades medicinais mas entra em conflitos por causa desse dom.
4º episódio: Claire está desesperada para conseguir voltar ao presente dela, que seria 1945, o final da Segunda Guerra Mundial. Ela bola plano de fuga, para conseguir retornar ao lugar mágico onde foi transportada para o passado.
5º episódio: o modo como os negócios funcionavam naquele tempo perturba Claire. A cobrança de aluguéis e a finalidade com o que o dinheiro era usado não fica muito claro para ela. Ela se mete em confusões por entender tudo errado.
6º episódio: Claire se encontra com ingleses que a recebem bem. Mas nada é perfeito, e ela se vê frente a frente com um militar britânico que a colocou em problemas no comecinho da série. A situação fica muito desconfortável.
7º episódio: a segurança de Claire está em perigo e apenas o casamento com um escocês pode salvá-la. Jamie é será seu salvador. Mas a culpa por estar traindo o marido é um fardo pesado de se carregar.
8º episódio: o novo marido de Claire, Jamie, é uma pessoa do bem, que sofreu injustiças e tem o passado marcado por violências. Ele precisa limpar seu nome para conseguir sobreviver. Enquanto isso, no presente 1945, o marido de Claire a procura desesperadamente. O sumiço dela é um escândalo que ninguém consegue explicar.
9º episódio: Jamie não consegue entender a obsessão de Claire por voltar novamente ao lugar mágico que a trouxe do futuro. As pedras seriam a chave para ela abandonar essa loucura e voltar ao seu marido de verdade.
10º episódio: Jamie ganha novas esperanças ao se encontrar com um Duque poderoso. Claire faz novas amizades que a colocam em graves problemas.
11º episódio: Claire se mete em uma enorme confusão e descobre mais sobre o passado e futuro de sua amiga.
12º episódio: Jamie realiza seu sonho, o de voltar à sua casa e rever sua família. Ele leva Claire e a apresenta aos seus familiares que não tem empatia com ela e não a tratam bem. O clima fica pesado.
13º episódio: Jamie precisa manter em segredo sua presença em sua casa. A segurança de todos está em perigo. Claire atua como parteira, ajudando a cunhada a trazer o novo sobrinho de Jamie ao mundo.
14º episódio: Jamie está sumido e Claire, em desespero, faz um acordo pesado com Dougal. Jamie precisa ser encontrado e precisa estar vivo.
15º episódio: o paradeiro de Jamie é revelado. Ele está sob a mira da vingança de um terrível inglês que não poupará esforços para acabar com a dignidade, esperança e vida de Jamie.
16º episódio: como em um milagre, a tentativa de Claire para salvar Jamie parece ser bem sucedida. Mas os danos causados a ele podem ser mais graves do que se imaginam.
Outlander já ganhou seu coração?
E aí leitores, gostaram? Quem aí mal consegue terminar de ler o post para sair correndo e assistir Outlander sem parar pelos próximos dias e semanas?
Ah, quero dizer que se você tiver curiosidade para ler o livro, a maravilhosa Editora Arqueiro deixou aqui neste link alguns capítulos iniciais do primeiro livro, Outlander, a Viajante do Tempo. Se você preferir, pode comprar direto no link da Amazon.
E aí? Qual é a sua vibe no momento? Assistir a série ou ler o livro?
Estou ansiosa por ouvir seus comentários. Obrigada pela visita aqui e até breve!
Eu AMO essa série!!! Não li os livros, mas tenho vontade! No Now da Net já está disponível a 5a temporada. Estou assistindo em doses homeopáticas para não acabar logo!
Oi Ju, obrigada pela visita.
Sou apaixonada pelo mundo Outlander e voltarei a escrever mais vezes.
Volte sempre aqui. Beijos!
Muito bom ler tudo isso e saber que existem mais pessoas apaixonadas por Outlander.
Pra mim, o mais belo de tudo é o amor e a lealdade existentes entre o Jamie e a Claire.
A lealdade e amizade deles é algo muito, muito profundo.
Eu sou uma romântica incurável, que ama o amor acima de tudo. Então sou completamente apaixonada por eles.
Eu já estou lendo o segundo livro e em breve farei a resenha da segunda temporada de Outlander.
Volte sempre aqui e leia outros posts do blog. Obrigada pela visita. Beijos.
Que descrição é essa? Já tenho um objetivo bem definido nas próximas férias: “maratonar essa série”. Já ouvi algumas pessoas descrevendo-a como uma das melhores da Netflix, ainda não assisti por falta de controle emocional p ver séries “boas”, rsrs. Mas terei que abrir uma exceção depois dessa leitura. Parabéns pelo site, está maravilhoso!
Só comece a assistir quando você estiver disposta a não fazer mais nada da vida por uns tempos! hahaha
Brincadeira! Eu tive forças e parei para ler! Acredita?
Vi duas temporadas e depois parei de assistir para ler os livros.
Estou no segundo ja. O primeiro é simplesmente PERFEITO.
Obrigada pela visita ao site e volte sempre. 🙂